quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Conselho de classe: um espaço de reflexão

Dia de Conselho de Classe: Reunião para avaliação qualitativa de alunos com a presença de docentes e corpo diretivo.


"O conselho de classe é uma das poucas oportunidades em que é possível reunir os docentes das diversas disciplinas de um mesmo ano com o objetivo de analisar os processos de ensino e de aprendizagem sob múltiplas perspectivas. Quando as discussões são bem conduzidas, elas favorecem aspectos como a análise do currículo, da metodologia adotada e do sistema de avaliação da instituição. Dessa forma, possibilitam aos professores uma interessante experiência formativa, permitindo a reavaliação da prática didática. (...)

A função do conselho - que deve contar, sempre que possível, com a participação do diretor, do coordenador pedagógico e do orientador educacional, além dos professores - não é julgar o comportamento dos alunos, mas compreender a relação que eles desenvolvem com o conhecimento e como gerenciam a vida escolar para, quando necessário, propor as intervenções adequadas. 

Para tanto, a contribuição do orientador educacional é essencial, visto que ele pode ajudar a equipe a compreender como questões cognitivas, afetivas e sociais afetam a aprendizagem. Juntos, o orientador e os docentes devem definir os encaminhamentos que levem à melhoria da qualidade da produção dos estudantes. Nesse sentido, é fundamental o grupo socializar práticas bem-sucedidas que possam ser replicadas - considerando que, muitas vezes, os bons resultados na aprendizagem aparecem apenas após a mudança nas estratégias de ensino."


Texto: Catarina Iavelberg
Assessora psicoeducacional especializada em Psicologia da Educação.
Fonte: http://gestaoescolar.org.br/conteudo/417/conselho-de-classe-um-espaco-de-reflexao


Reflexão do Colégio Modelo:

No nosso colégio o conselho acontece exatamente como tem que ser: com a presença da equipe de direção, coordenação e corpo docente para fazer a análise qualitativa dos estudantes, levamos em consideração fatores como assiduidade, compromisso, participação, respeito às normas da escola e aos seus funcionários. Nossa intenção não é aprovar sem antes analisar cada caso, até por conta das múltiplas personalidades de alunos que temos aqui, mas levar em conta todos os fatores do meio que ajudaram ou atrapalharam o rendimento daquele indivíduo que está construindo a sua estrada nos caminhos do conhecimento. Deixamos claro a todos que o esforço e o compromisso com o ano letivo, atividades e avaliações é imprescindível para um ótimo rendimento escolar, mas entendemos a escola como o apoio necessário ao crescimento eminente.

A todos os nossos docentes e alunos um ótimo ano de 2017! 











Nenhum comentário:

Postar um comentário