quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

EPA - EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ARTÍSTICA



O projeto Educação Patrimonial e Artística (EPA) promove o desenvolvimento de ações essenciais para o exercício do direito à cultura, para a defesa dos valores históricos e artísticos, com vistas à formação de uma nova mentalidade cultural e ao estímulo das práticas culturais de identificação, reconhecimento e preservação do patrimônio cultural baiano; contribui para avivar o debate sobre as questões patrimoniais e incrementar as práticas culturais no campo da história, da arte, da juventude e do patrimônio, com vistas à preservação da memória cultural e à democratização dos saberes e dos espaços históricos, assim como à apropriação da história e da cultura. Com o EPA pretende-se: entender que a educação não pode estar dissociada da história, da memória, da cultura e do seu patrimônio, que está intrinsecamente associado à experiência da vida cultural e educativa; entender a dimensão patrimonial como prática cultural que consiste em uma prática artística e educativa; identificar o patrimônio como uma das possibilidades de interpretação de nossa história cultural; compreender a importância das diferentes linguagens artísticas para o entendimento das experiências cotidianas e, portanto, das práticas culturais e patrimoniais; aprimorar a estética do olhar (artes visuais, fotografia e arte em movimento), para o exercício das formas de percepção da vida cultural que nos rodeia e dos distintos tipos de patrimônios culturais; entender as distintas linguagens artísticas (visual, fílmica, literária, musical, entre outras) como parte do nosso patrimônio; vivenciar a experiência do belo e do lúdico na sociedade e nas escolas estaduais; reinterpretar a história, a cultura, a arte e o patrimônio da Bahia; garantir a apropriação da história e do patrimônio cultural.

COMPOSIÇÃO DO JURI


1 – Sr. LÊDO IVO – Renomado artista plástico da nossa região. Conhecido e premiado nacional e internacionalmente. Autor de diversas  esculturas em nossa região, a exemplo do  Nêgo D”Àgua, Iara, Monumento dos Pracinhas, Os Relógios da  Praça da Catedral de Petrolina, entre outros queridos monumentos que estão marcados na memória afetiva de nosso patrimônio histórico da região.

2 – Sr. JOSÉ ROBERTO DE ASSIS (BEBETO) – Artísta plástico renomado da nossa região, com diversos trabalhos desenvolvidos e premiados.

3 –Sr. JALDO LOPES – Produtor e Diretor da TV Caatinga – UNIVASF.


4 – ROBÉRIO BRASILEIRO – Artista visual, formado pela UNIVASF. Professor de Arte e Cultura do Colégio Dom Bosco, Petrolina. Diretor de fotografia de diversos filmes, curtas e web seriados, alguns premiados no Brasil.  

CONCORRENTES:

Fotógrafos: CARLOS ANDRÉ,  ERICK VINICIUS,  IVO ARAUJO,  RAQUEL  SANTANA
Álbum: CASA DO ARTESÃO, DESTAQUE, ARMARINHO DA HYNA, MERCADO MUNICIPAL

Fotógrafa: ELISABETE DOS SANTOS BATISTA 
Álbum: SAMABA DE VÉIO DO RODEADOURO.


Fotógrafa: BRENDA MAURICIO DE OLIVEIRA
Álbum: CONVIVÊNCIA DO HOMEM COM A CAATINGA. 



Fotógrafo: GUILHERME PABLO R. LIMA
Álbum: AS LENDAS DO VELHO CHICO (à esquerda da foto)

Fotógrafa: GREICE QUELE DE O. SOUZA
Álbum: DOE  UM  CADINHO  DE  AMOR (à direita da foto)


Fotógrafas: RAISSA QUELE, SUYLLA MARTINS
Álbum: ILHA  DO  FOGO
(Álbum vencedor da etapa escolar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário