quinta-feira, 22 de dezembro de 2016


 2 DE JULHO E 7 DE SETEMBRO 2016
VEJA COMO ACONTECEU...



Foi em 7 de Setembro de 1822, conforme a história, o episódio conhecido como “Grito do Ipiranga”, a data em que foi proclamada a Independência do Brasil que ocorreu às margens do Riacho de mesmo nome, onde Dom Pedro I gritou a célebre frase: “Independência ou Morte”, declarando assim a liberdade política, econômica e social do país.
Esse fato marcou o fim do domínio português e a conquista da autonomia do Brasil. Muitas tentativas ocorreram e algumas pessoas morreram na luta por este ideal. Na Bahia a luta pela Independência veio antes da brasileira, e só concretizou-se quase um ano depois do 7 de setembro de 1822: ao contrário da pacífica proclamação às margens do Ipiranga, só ao custo de milhares de vidas e acirradas batalhas por terra e mar emancipou-se de Portugal, de tal modo que seu Hino afirma ter o Sol que nasceu ao 2 de julho brilhado "mais que o primeiro". A Bahia ali era livre e os dias não eram mais os mesmos!
Daí percebe-se a importância de uma data como esta ser lembrada e comemorada por todos os brasileiros. Os desfiles cívicos dos dias 2 de Julho e 7 de Setembro servem justamente para lembrar uma data que simboliza a autonomia conquistada e a determinação do brasileiro, característica inerente dessa população.

Fontes: http://www.portalsuldabahia.com.br/index.php/a-importancia-do-7-de-setembro/ 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Independ%C3%AAncia_da_Bahia
[editado]

Ciente da importância da data, nosso colégio participa ativamente dos desfiles cívicos da cidade de Juazeiro da Bahia sempre com muita alegria e entusiamo! Toda equipe vai a avenida comemorar o ser Brasileiro e afirmar que nosso país, apesar de todos problemas políticos que ainda tem, merece ser homenageado pelas pessoas que compõe essa linda nação.


Desfile Cívico - 2 de Julho
Fotografias: Vinícius Pereira







  









Para conhecer mais sobre a Fanfarra do nosso colégio, clique aqui.



Desfile Cívico - 7 de Setembro
Fotografias: Marta Verônica, Washington Alencar e Vinícius Pereira















































Um comentário: