quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

HISTÓRICO DA FANFARRA MODELO LUIS EDUARDO MAGALHÃES
- FANMLEM - PERFIL -


     A Fanfarra Modelo Luís Eduardo Magalhães – FANMLEM, foi fundada no dia 02 de Julho de 2001. Começou como uma fanfarra simples que no decorrer dos anos vem se destacando cada vez mais no município de Juazeiro situado no Norte do Estado da Bahia, engrandecendo cada vez mais o nome da escola, município e região onde fica sediada.

 A Fanfarra do Colégio Modelo, é uma fanfarra escolar e ao mesmo tempo comunitária, por ter em seu Corpo Musical estudantes da U.E.  e membros da comunidade. Ela é constituída em média por 150 integrantes que na sua maioria é formada por estudantes da U.E. como da Rede Pública Estadual, estão numa faixa etária que vai de 14 a 30 anos,  residentes nos mais diversos bairros periféricos oriundos de famílias de classe média baixa, trabalhadores do comércio, da agricultura local, além de servidores públicos.
A fanfarra do Colégio Modelo, constituiu-se ao longo dos anos, considerando as suas atividades e desempenho de excelência, uma referência local, regional e estadual. A mesma é vista por todos que fazem a comunidade escolar (estudantes, professores, coordenadores e gestores, pais e funcionários), como importante instrumento agregador e fortalecedor do processo ensino e aprendizagem, da permanência do aluno na escola, além de potencializar o prazer do aluno pela escola e pelo estudo. Fatores esses que se mostram essenciais para o bom andamento da escola, pois observamos que além dos impactos positivos diretos gerados pela Fanfarra, citados acima, são verificados baixos índices de violência e de uso abusivo de álcool e drogas pelos alunos no geral, isso agregados as atividades desportivas, culturais, além da nossa brilhante FAMLEM.  

Começou competindo pela a Associação de Bandas e Fanfarras da Região do Vale do São Francisco e pela Associação de Bandas e Fanfarras da Região Sisaleira da Bahia, onde conquistou valiosos títulos, se destacando como a melhor fanfarra de Juazeiro, e do Vale do São Francisco e da Região Sisaleira, porém a mesma almejava participar de uma Associação mais reconhecida e bem desenvolvida no Estado da Bahia. Sendo assim a  Fanfarra Modelo teve sua primeira participação no Campeonato Baiano de Fanfarras e Bandas da Bahia, no ano de 2003, pela  FBFBRC – Federação Baiana de Fanfarras, Bandas, Regentes e Componentes, presidida pelo Sr. Sinésio de Almeida, na Cidade de Itatim, competido no Grupo Musical Simples. No ano seguinte, 2004, competiu pela mesma Federação, porém devido ao crescimento destacável da corporação, subiu para o Grupo Musical Simples com Evoluções, ficando em 1º Lugar na cidade de Santa Inês, trazendo o Título de Vice-Campeã Baiana 2004; Em 2005, a fanfarra optou em participar do Campeonato através da AFAB/BA – Associação de Fanfarras e Bandas da Bahia, que mostrara um trabalho de relevância intermunicipal, As viagens, por parte da fanfarra, foram ficando cada vez mais difíceis de realizarem, por motivos financeiros, uma vez que não tinha subvenção de custos, e a verba destinada às fanfarras pelo estado é muito pouca e não supre todas as necessidades, restando aos componentes custear as três etapas classificatórias e a Etapa Final, onde a mesma foi Vice-Campeã Baiana 2005. Em 2006, de acordo com o Regulamento AFAB/BA no seu Art. 74, por ter sido Vice-Campeã Baiana 2005, a fanfarra ascendeu ao Grupo Musical Com Recursos e Evoluções, necessitando dos instrumentos de recursos exigidos pela Associação para participação naquele grupo, os BOMBARDINOS, enfrentando muita dificuldade financeira no que diz respeito às viagens e a aquisição dos mesmos. A Fanfarra Modelo, por ser uma fanfarra interligada a um Colégio da Rede Estadual de Ensino e ter um orçamento bastante alto, enfrentou muitas dificuldades, tanto nas viagens, como aquisição de instrumentos e do fardamento da corporação durante anos, mesmo assim persistiu no único objetivo;  Participar do Campeonato Baiano de Fanfarras e Bandas, pois apesar do orçamento altíssimo, a fanfarra também tem um grande potencial de representatividade da Unidade Escolar e é a peça fundamental e indispensável na divulgação da mesma.


Almejando participar do certame competitivo no ano 2016, é que pedimos o apoio e reformulação desta grandiosa corporação, por meio desta gestão, para que possamos dar continuidade ao nosso trabalho, ajudando à Instituição de Ensino no que for necessária e para que possamos continuar a realizar o nosso sonho de SERMOS CAMPEÕES NACIONAL.


2 de Julho de 2016 - Foto: Vinícius Pereira. Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário