quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

TAL - TEMPO DE ARTE LITERÁRIA



O desejo que move os poetas não é ensinar, esclarecer, interpretar. O desejo que move os poetas é fazer soar de novo a melodia esquecida. (Rubem Alves)


TEMPO DE ARTE LITERÁRIA – TAL

O Projeto Tempos de Arte Literária (TAL), de natureza educativa, artístico-literária e cultural, dentre os diversos objetivos, destacam-se os seguintes: estimular a produção literária nos ambientes escolares e a valorização das manifestações culturais regionais; contribuir para a formação da intelectualidade e espiritualidade (ético e artístico) e, com isso, abrir caminhos literários para a participação social; compreender a arte literária como objeto de ampliação do conhecimento, do saber e de prazer estético; promover um ambiente educacional prazeroso no qual a cultura, a arte literária e a educação se expressem em sintonia, contribuindo para transformar os contextos escolares; estimular o gosto pela leitura e literatura, a arte de ler, de interpretar e de escrever, respeitando os distintos gêneros e estilos das distintas escolas literárias; construir pontos de encontro e rodas literárias nos ambientes escolares com vistas à consolidação do letramento; influir sobre o mercado da arte literária, estimulando os novos cultores e produtores.

ETAPA DE SELEÇÃO COLÉGIO MODELO - CENTRO DE CULTURA JOÃO GILBERTO - JUAZEIRO - BA

COMPOSIÇÃO DO JURI


1 - Sra. ROSÂNGELA CUNHAProfessora de Língua Portuguesa. Mestre em Lingüística pela UFBA  atualmente doutoranda na mesma área. Diretora do Pólo Universidade Aberta do Brasil – UAB.

2 – Sr. DEVILLESAtor, diretor e produtor de peças teatrais. Articulador cultural, responsável pelo Projeto “O teatro vai à escola”. Diretor Geral da Cia 1° ato

3 – Sr. HÉRTZ FÉLIX – Diretor de Teatro, Cineasta, Escritor de novelas de rádio e professor de artes, bastante conhecido, com vasta experiência e premiações, reconhecidos nacionalmente.


4 – Sr. EMANOEL FERREIRA DA SILVA - ‘Manollo Ferreira’ –, é natural de Juazeiro-BA. Escritor, Poeta, Professor. Graduado em Pedagogia com Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido Brasileiro pela Universidade Estadual da Bahia - UNEB. Recebeu menção honrosa em festivais de poesia e de música, enquanto compositor. Teve  textos poéticos e não poéticos publicados em jornais de circulação regional, em revistas de circulação nacional, sites, blogs, além de publicações em antologias poéticas lançadas no Brasil e no exterior, como no: “X prêmio Valdeck Almeida de Jesus – 2013” e “Concurso Internacional de Poesia Cogito 2013” e 2014. Lançou na cidade de Juazeiro-BA o livro de poemas, intitulado: “A Quem Me Degusta Por Me Sorver...!”no ano de 2015, e no ano de 2016 na cidade de Petrolina-PE.


CONCORRENTES


Aluna LAYLA  VITÓRIA DE S. BARBOSA ALVES, do 3º ano B vespertino  
Poema “VAZIOS”


Aluno ODSON HERICK REIS DA SILVA, do 1º C Matutino
Poema: “ ENCANTOS”


MATEUS MIRON DOS S. RODRIGUES, do 1º B Matutino
Poema: “ A HISTÓRIA DA MINHA COR”


Autor: EDMUNDO GONÇALVES DE JESUS, do 3º A Matutino
Interprete: Niejida da Silva Borges - 3º C Matutino 
Poema: “ CAÇA PALAVRAS”.

Aluno ANTONIO EDONIAS  DA  S. BRITO, do 3º A Vespertino
Poema: "Ribeirinha".

Aluna JENNIFER LIMA BERNARDO SILVA, do 3º B Matutino
Poema: “ NUDE”.
(POEMA VENCEDOR DA ETAPA DO COLÉGIO)





  

Um comentário: